O que é marketing digital?

Entenda o que é, quais os tipos de marketing digital e como ele pode ser importante para a sua iniciativa. 

Quem hoje em dia nunca acessou conteúdos pela rede social ou comprou aquele produto tão desejado pela Internet? Muita gente ainda não está inserida neste universo digital, mas o número de pessoas que acessam e consomem pela Internet só aumenta a cada dia.

Segundo a pesquisa Webshoppers 43, promovida pela Ebit/Nielsen e publicada em notícia pela Exame no começo deste ano, aponta que as medidas restritivas de isolamento causadas pela pandemia do coronavírus levaram ao fechamento das lojas físicas, resultando no crescimento de 29% no volume de compras pela Internet. O e-commerce no Brasil cresceu 41% e ganhou 13 milhões de novos consumidores, só no ano de 2020.  

O que o marketing digital tem a ver com esse novo momento do Brasil?

Na mesma pesquisa apresentada pela Webshoppers 43, dados revelaram que 80% dos 13 milhões de novos consumidores digitais disseram que iriam repetir as compras online e 69,5% disseram que promoveriam a loja onde realizaram a compra. Logo, vê-se que esse é um caminho sem retorno. 

Consumidores que aderem ao digital, adaptam-se às comodidades oferecidas por este ambiente: escolher seu produto por meio de um catálogo, verificar a reputação daquela marca a partir de recomendações de outros usuários, preços promocionais e o melhor chega na porta da sua casa em poucos dias (ou até em minutos!).  As vantagens são muitas para listar num só blog post. 

É crescente o número de pessoas que compram ou contratam serviços pela Internet.

O que é marketing digital e como utilizá-lo em suas estratégias de comunicação e vendas?

O marketing digital nada mais é do que ações de comunicação que empresas, iniciativas e pessoas podem utilizar para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. Já o professor e consultor de marketing Philip Kotler, autor do livro Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, defende que o marketing digital é apenas uma evolução do marketing tradicional, onde as formas de entreter e cativar o público são onlines. 

O marketing digital está presente em muitos aspectos do nosso dia a dia. Podemos dizer que ele opera, basicamente em três frentes, que são: 

  • Marketing de Busca 
  • Marketing de Conteúdo 
  • Marketing de Rede Social 

A seguir, detalharemos um pouco cada um deles. Importante que tudo isto esteja alinhado a uma estratégia e planejamento de marketing, que vai identificar em que momento está a sua iniciativa/empreendimento, que tipo de estratégia deve ser utilizada e como falar com o seu público. Na dúvida, fale com um consultor ou contrate uma profissional para te ajudar com isso.

Marketing de Busca

O Marketing de Busca trata de estratégias para ampliar o máximo de exposição de páginas e sites em mecanismos de busca, como a Google. Essa estratégia se distribui em duas outras ações:

  1. SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. A ação busca colocar uma página ou site nas primeiras colocações de busca, quando uma usuária(o) faz uma pesquisa no buscador, como o Google.
  2. Links Patrocinados – Anúncios nas páginas de respostas de pesquisas. Esse método diz respeito aos links patrocinados, os anúncios que são inseridos nas páginas de respostas do Google, como quando você assiste a um vídeo no Youtube e aparece uma propaganda como um “saiba mais”. 

Marketing nas Mídias Sociais

Essa estratégia é uma das primeiras utilizadas por iniciantes, pela facilidade de uso das redes sociais. O marketing voltado às mídias sociais leva a iniciativa ou empreendimento a estar próximo e conversar com o seu público. 

Mas isso não pode ser feito de qualquer jeito! O marketing nas redes sociais exige capacitação e entendimento para postar os conteúdos e engajar o público, a fim de gerar conversões para a marca ou iniciativa. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não está centrado apenas na oferta de produtos e serviços. Ele busca entender seus consumidores e entregar conteúdos que lhes sejam relevantes. Os conteúdos são estratégias que fazem parte da Jornada de Compra

Neste tipo de estratégia, a iniciativa ou empreendimento é levado a produzir conteúdo informacional para orientar os visitantes do seu site ou página sobre sua área de atuação e as soluções ofertadas pela iniciativa. E isso pode ser feito de diversas formas, como: 

  • Um blog associado ao site de uma empresa (como a nossa 😄);
  • Vídeos em seu site ou no canal do Youtube ou nos perfis das redes sociais;
  • Materiais ricos como cartilhas, infográficos ou e-books que podem ser baixados pelos usuários. 

📖 👍🏽
Gostou do conteúdo? Acompanhe as redes sociais Ao Vento e compartilhe estas informações para chegar em mais pessoas e iniciativas que precisam saber disso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *