Você sabe o que é marketing de busca?

Entenda o que é, para que serve e como sua iniciativa pode utilizar esse tipo de estratégia de marketing para ampliar o alcance dos seus negócios.

Como falamos no post anterior, o marketing digital é um conjunto de estratégias que uma empresa ou iniciativa adota para alavancar ou atrair novos negócios, criar relacionamentos com seus clientes e parceiros e fortalecer sua identidade de marca por meio de atividades onlines.

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, promovida pelas iniciativas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B aponta que 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento. Apenas 5,5% das empresas afirmaram que só utilizam estratégias tradicionais de publicidade. Ou seja, hoje em dia a grande maioria das empresas já incorporaram que o marketing digital é fundamental para uma estratégia de vendas. 

Com o crescente uso da Internet e as recentes alterações nos hábitos de consumo de produtos e serviços, o marketing digital é uma prática cada vez mais rotineira nas organizações, pois acompanha as mudanças culturais pelas quais passam as sociedades. 

E o que é marketing de busca e para que serve? 

O marketing de busca, também conhecido como Search Engine Marketing (SEM) utiliza o Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização em Mecanismos de Buscas, para retornar links úteis aos usuários quando estes fazem determinado tipo de pergunta em motores de busca. Como assim?! Explica melhor.

O Google é um dos motores de busca mais conhecidos da atualidade. Quem aqui nunca usou este site para fazer aquela busca ou pergunta sobre determinado assunto? O marketing de busca , por meio do SEO, faz uso de técnicas para mostrar aos motores de busca que os conteúdos do seu site são relevantes e devem ser retornados quando um usuário faz uma busca para satisfazer sua necessidade informacional. 

Os motores de busca são estratégias digitais que podem envolver mídias pagas ou não. Lembra da velha lista telefônica? Pois bem, a funcionalidade de um motor de busca é análogo à lista telefônica, pois atua como um repositório, apenas o seu mecanismo difere um pouco. Suponhamos que uma pessoa precise saber sobre serviços hidráulicos. Ao invés de procurar pela ordem alfabética, como ocorreria numa lista telefônica, a pessoa ou o usuário vai formular uma pergunta do tipo “como consertar vazamento da pia do banheiro?”. O motor de busca vai retornar todos os links que possuem alguma relação com aquele tipo de pergunta. E os links mais relevantes, ou seja, aqueles que mais se aproximam da resolução do problema formulado pelo usuário, virão como as primeiras páginas dos resultados nesta pesquisa.    

Por que o marketing de busca (SEM) é tão importante para o meu negócio?

Hoje em dia é praticamente impossível não fazer uso da Internet para buscar soluções aos nossos problemas. O tempo todo buscamos soluções para as nossas dúvidas diárias e é aí que entram os motores de busca para facilitar com as respostas que ajudarão a responder nossas dúvidas. 

As respostas que aparecem no site do Google, por exemplo, podem conter tantos anúncios quanto links orgânicos. Mas, tenha em mente, que os motores de busca priorizam a experiência dos usuários e, assim, procuram entender seus comportamentos e anseios para satisfazer suas necessidades, e que dentre elas pode haver a necessidade de adquirir um produto ou serviço!

Além do crescimento orgânico ou natural da iniciativa frente à sua audiência, as mídias pagas são mais uma estratégia de crescimento que amplia a visibilidade da sua iniciativa. Se o investimento de anúncios na Internet tiver um retorno positivo, porque não colocar isso como uma estratégia de marketing na sua iniciativa?

Alguns tipos de estratégia voltadas à propaganda

De forma sintética, listamos algumas estratégias voltadas à promoção de mídias pagas, que buscam ampliar a visibilidade das iniciativas por meio de propagandas. Conheça-as:

1. Display Ads

Display é um banner, com imagem e texto, que aparece quando o usuário acessa um site. O conteúdo não aparece em resultados de busca, mas em sites parceiros que permite o anúncio daquele conteúdo.

2. Retargeting

São banners que aparecem para o usuário depois que visitou alguma página ou praticou determinada ação no site. Vamos supor que você está buscando algum conteúdo sobre jardinagem e aparece um banner sobre “receba nossos conteúdos exclusivos sobre jardinagem”.

3.Pay-per-click (PPC)

Anúncios baseados em custo por clique (CPC). Os mais comuns são anúncios em mecanismos de busca. Para quem anuncia, é possível posicionar o anúncio por meio de palavras-chave e suas variações.Ao fazer a busca, o usuário encontrará esse link na página de resultados ou na Search Engine Results Page (SERP).

4. Promoção de conteúdo

A promoção de conteúdos está relacionada aos posts patrocinados e distribuídos nas redes sociais. Trata-se de uma estratégia de divulgação dos conteúdos produzidos para ampliar o seu alcance e aumentar as chances de gerar resultados.

5. Anúncios em redes sociais

Algumas mídias sociais possuem a sua própria rede de anúncios ou advertisements (ADS). Ou seja, é possível patrocinar conteúdos em algumas mídias e segmentar o público com a finalidade de ampliar o seu alcance nestas redes, como o Facebook e o Instagram. 

👍🏽 Gostou do conteúdo? Acompanhe as redes sociais Ao Vento e compartilhe estas informações para chegar em mais pessoas e iniciativas que precisam saber disso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *