Marketing de conteúdo: o que você precisa saber para aplicar na sua iniciativa.

O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada a criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o cliente. Esse tipo de marketing não faz promoção direta da marca, mas atrai as pessoas ao apresentar soluções sobre os seus problemas.

As máximas do Marketing de Conteúdo: atrair, envolver e gerar valor para as pessoas!


O Marketing de Conteúdo ou Content Marketing surgiu em 2001. Quem cunhou este conceito foi Joe Pulizzi, autor do bestseller Content Inc. e fundador de startups, dentre elas a Content Marketing Institute. Para Pulizzi, o marketing de conteúdo busca criar e distribuir conteúdos relevantes para o seu público-alvo, com o objetivo de envolvê-lo e, a partir disso, apresentar-lhes soluções por meio de vendas de produtos ou serviços: 

Content marketing é o processo de marketing e negócios que consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, adquirir e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido — com o objetivo de gerar ações rentáveis de clientes.

Joe Pulizzi

Para isso, é preciso entender muito bem quem é a sua audiência, as pessoas com as quais você vai dialogar por meio dos seus conteúdos. A fidelização dos clientes acontece por meio do fornecimento de informações relevantes ou conteúdos de valor para estas pessoas. 

O objetivo desta estratégia é envolver o público-alvo para entregar-lhe informações de cunho educacional.

Estratégia de Marketing de Conteúdo e suas etapas 

Eu tenho uma iniciativa e estou pronta para criar conteúdos! Não é bem assim que funciona. Não basta apenas ter a ideia e partir para a escrita. É preciso incorporar fases de planejamento destes conteúdos com etapas de preparação para entendimento do negócio, acompanhamento e o que deve ser comunicado nos canais de comunicação da iniciativa. 

Sendo assim, podemos pensar em cinco etapas básica para aplicação do marketing de conteúdo:  

1 – Planejamento 

Prevê o entendimento do negócio ou iniciativa e a delegação de funções sobre quem faz o quê, quando (cronograma) e o que vai entregar (conteúdo). 

2 – Criação de personas 

Feito a primeira etapa de planejamento, agora vamos compreender a audiência e definir as personas. Aqui, apontaremos as características demográficas e comportamentais de personagens fictícias para chegarmos a um formato de comunicação que seja verossímil à realidade das pessoas que a iniciativa deseja envolver.

3 – Criação de Conteúdo 

De acordo com as necessidades do negócio e o público o qual deseja envolver, são definidos os formatos em que estes conteúdos serão distribuídos nos canais digitais. Podem vir no formato de blog posts, e-books, e-mail, vídeos, podcasts e outros. 

4 – Distribuição 

Quando planejado quais os conteúdos e formatos que esta informação será repassada, é o momento justamente de pensar na sua distribuição, ou seja, em que canais das redes sociais entre outros, como email, será alimentado estes conteúdos.

5 – Mensuração de resultado 

E, por fim, nada acontece no achismo. É preciso adotar regras de acompanhamento e métricas de resultados para verificar se aquele conteúdo foi relevante e chegou aos objetivos traçados pela iniciativa.  Aqui podem ser observadas se o público está engajado, se houve aumento de interações com comentários, contribuições, downloads de informações entre outros.

O objetivo do marketing de conteúdo é trazer resultados positivos para a sua iniciativa, por meio de uma relação duradoura com o seu público. Esta estratégia não trata sobre o que a sua empresa faz, mas fala e entende o que o seu cliente precisa.  

A pesquisa realizada pela Rock Content, ContentTrends 2017, aponta que 71,7% das empresas bem-sucedidas utilizam o Marketing de Conteúdo e que as empresas que adotaram essa estratégia tiveram 2,2 a 3,2X mais leads em suas páginas. 

Será que a sua iniciativa está preparada para envolver as pessoas? Conta para a gente as dificuldades do teu negócio e o que você tem feito para comunicar aquilo que você faz.

📖 👍🏽 Gostou do conteúdo? Acompanhe as redes sociais Ao Vento e compartilhe estas informações para chegar em mais pessoas e iniciativas que precisam saber disso! Compartilhe a informação para que ela chegue mais longe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *