Como o Inbound Marketing está relacionado ao Marketing de Conteúdo

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é voltado a atrair, engajar e encantar o cliente. Já pensou naquela marca que você gosta tanto que até vira fã? Por trás desse sentimento está o Inbound Marketing. Entenda melhor como isso funciona e como você pode tirar vantagens desse tipo de publicidade em suas iniciativas.

O que é Inbound Marketing e como está relacionado ao Marketing de Conteúdo? 

O marketing de conteúdo é uma estratégia que está incorporada dentro de um conceito maior que pode ser definido como Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia cujo objetivo é captar o interesse da audiência de uma forma não invasiva ou interruptiva. Ou seja, sua tática está em atrair as pessoas de uma forma sutil. Esta estratégia de comunicação também é conhecida como marketing de atração e está fundamentada em quatro pilares:  

  1. Atrair: as pessoas são atraídas por meio de conteúdos relevantes, atraindo visitas para determinada página ou rede social;
  2. Converter: o que era apenas um visitante, transforma-se em lead, ou seja, um potencial cliente para consumir os produtos ou serviços ofertados por aquela iniciativa;
  3. Vender: é neste momento que o lead, que já reconhece sua empresa ou iniciativa pode cogitar a possibilidade de compra de algum serviço ou produto. Aqui, a iniciativa apresenta que a solução é a mais adequada para atender a necessidade desta pessoa. 
  4. Encantar: A relação entre o cliente e a empresa é um continuum, ou seja, não acaba na compra. Os relacionamentos devem ser duradouros e o engajamento é uma preocupação constante. A venda é uma consequência deste relacionamento. 

Como o marketing de atração pode beneficiar o seu negócio?

O Inbound Marketing é utilizado pelas iniciativas já faz alguns anos. O termo surge em paralelo com o Marketing Digital. O acesso ao meio digital permitiu novas formas de consumo. 

Se antes o consumidor não poderia escolher muito bem o que iria consumir, com a Internet ele tem acesso a praticamente tudo, em apenas dois cliques. Deste modo, vender passou a ser um elemento de atração e encantamento para o consumidor, que diante de tantas possibilidades, vai consumir aquilo que lhe apresente não só o melhor custo-benefício, mas que também apresente a melhor proposta. 

E quais as vantagens do Inbound Marketing em relação às formas tradicionais de publicidade que já conhecemos? Vamos listar o que difere uma da outra abaixo:

  1. No Marketing de Atração, a comunicação é aberta. Já no tradicional, a comunicação é unilateral; 
  2. Seu produto ou serviço é encontrado por pessoas interessadas. Já na publicidade tradicional, você investe energia (e dinheiro!) para falar para uma multidão. 
  3. Você investe e tem retorno numa relação duradoura. Enquanto que na forma tradicional, a oferta é direta. Gostou, pagou e foi embora. 
  4. Como sua iniciativa tem uma relação mais duradoura com seus consumidores, é consequência ter um maior engajamento também. Enquanto que no tradicional… o engajamento é menor. 

Ao invés de você investir um grande esforço e dinheiro em atrair todo mundo, sua iniciativa vai estar focada no seu consumidor direto e ainda vai ter a oportunidade de ter um público que acompanha e gosta da sua marca. 

Os benefícios de adotar o Inbound Marketing pode ser resumido em: 

  1. Ter uma maior aproximação com o seu cliente; 
  2. Maior poder de persuasão, já que você conhece muito bem os gostos e desejos do seu cliente; 
  3. Tem um ciclo mais curto para fechar vendas, já que você se apropria do discurso e das necessidades do seu cliente;
  4. Diminui os custos, porque aqui você vai no ponto certo e não gasta “bala de canhão” para acertar qualquer coisa. 
  5. Possui um maior ticket médio em relação a outras modalidades de publicidade. Por quê? Você sabe a hora exata de vender para o seu cliente e como ele conhece muito bem sua iniciativa, tende a comprar seus serviços e produtos com mais confiança do que aqueles que não te conhecem.

Interessante, não é? Cogite investir em Inbound Marketing e busque entender melhor quem é o público que consome seus serviços e produtos e lucre mais ao desperdiçar menos tempo e dinheiro.

👍🏽 Gostou do conteúdo? Acompanhe as redes sociais Ao Vento e compartilhe estas informações para chegar em mais pessoas e iniciativas que precisam saber disso!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *